segunda-feira, 22 de março de 2010

FRATERNIDADE



"E onde quer que os irmãos se encontrem, mostrem-se familiares uns com os outros. E confiadamente um ao outro manifeste as suas necessidades; pois se a mãe cria com tanto amor o seu filho carnal, com quanta mais solicitude não deve cada um amar e ajudar o seu irmão espiritual?" Regra Bulada Cap. VI, 7-8





Não são as estruturas ou as leis que solidificam a Fraternidade. É a relação interpessoal, baseada na compreensão, na aceitação do outro e na liberdade de cada um, que sustenta a verdadeira Fraternidade.

Numa época em que o outro é visto mais como um meio para atingir determinados fins, em que o capitalismo selvagem leva a que os pobres sejam cada vez mais pobres, e os ricos cada vez mais ricos, a Fraternidade poderá parecer uma utopia. Porém, sinto que, mais que uma utopia, é uma necessidade urgente. Não se trata apenas de aceitar o outro como é, de o ajudar a crescer e viver, mas trata-se de o amar e cuidar dele como «a mãe cria com tanto amor o seu filho». Certamente que me dirás que é mais fácil vivê-lo num convento, num contexto religioso, entre pessoas que partilham o mesmo carisma. Pois bem, é bem verdade. Mas, por outro lado, é aqui que, no seio da Fraternidade, vimos alimentar a mesma Fraternidade para a podermos espalhar no mundo, no nosso verdadeiro claustro e, assim, ajudar, por pouco que seja, a contruir o Reino de Deus.


Fica bem!





Frei Sérgio Góis

1 comentário:

  1. Frei Sérgio,
    tomei conhecimento ontem deste blog e ontem mesmo li as belas postagens de cada um dos 5 noviços.Admirei avistar apenas um comentário o que me deixou acanhada para depositar o meu, mas pensei bem acreditando que se não há outros, certamente é por ser novinho esse tão rico blog.Quero parabenizar a todos vcs e dizer-lhes que daqui do Brasil acompanho a sua caminhada,desde a chegada de vocês aí no Noviciado. Contem com a minha oração para que , com a Graça Divina, possa a humanidade se beneficiar deste preparo acurado , direcionado a cada um de vocês.
    Gostei muito de ver esta foto de hoje, já os identifico todos, e a alegria estampada no sorriso de cada um, fala mais eloquentemente desta fraternidade que você tão bem descreve!
    Parabéns e meu incentivo para que continuem a nos premiar com suas meditações!
    Sirlene

    ResponderEliminar