domingo, 23 de maio de 2010

Pentecostes

"No Pentecostes todos os irmãos se reuniam em Capítulo em torno da igreja de Santa Maria da Porciúncula. Neste Capítulo, tratava-se da melhor maneira de observar a Regra." Anónimo Perusino 37

Porque é que São Francisco determinou que os Irmãos se haviam de reunir no Pentecostes?
O Pentecostes acontece, como relata o Evangelho, num contexto comunitário de íntima comunhão.
Maria e os apóstolos estão todos reunidos no mesmo lugar. Por isso o Espírito vem, porque existe comunidade. E o Espírito Santo revela-se sempre presente numa comunidade unida, e trabalha em nós a partir da comunhão que está estabelicida entre todos os membros que a compõe. Depois cada membro deixa-se moldar interiormente pelo mesmo espírito para ser portador do Evangelho a todos os homens a que for enviado por inspiração divina! São Francisco escolheu esta data para se encontrar com os seus irmãos exactamente por este sentido de comunhão/fraternidade que tem o Pentecostes.

Bom Domingo!


Frei Filipe

1 comentário:

  1. Partilho totalmente da tua reflexão, Frei Filipe. É o Espírito que faz unidade e comunidade e só nesse ambiente Ele se manifesta. Na comunidade, Deus habita; a dispersão não Lhe dá lugar. O Seu Espírito é o plasma que une e fortalece todas células do crente. Parabéns!

    ResponderEliminar