sexta-feira, 4 de junho de 2010

O Pai Nosso!

"Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu: Para te amarmos de todo o coração, pensando sempre em ti; sempre a ti desejando com todo o nosso espírito; sempre a ti dirigindo todas as nossas intenções, e em tudo procurando a tua honra; e com todas a veras, empregando todas as nossas forças e potências do corpo e da alma ao serviço do teu amor e de nada mais. E para amarmos o nosso próximo como a nós mesmos, atraindo todos, quanto possível, ao teu amor, alegrando-nos dos bens dos outros como dos nossos, e compadecendo-nos dos seus males, e não fazendo a ninguém qualque ofensa."
Paráfrase do Pai Nosso 5
.
Ao meditar na paráfrase do Pai Nosso, das muitas paragens que fiz, uma delas foi nesta parte.
Ao ler a primeira frase, parei e reli novamente e deixei-me ficar por aí.
Confrontei-me com várias questões, e confesso que para muitas das quais não tinha resposta. Deste modo mais uma vez sentia a minha fragilidade humana.
Estou convicto de que das muitas vezes que rezamos o Pai Nosso, outras tantas são as que não reflectimos no que estamos a rezar. Seria tão bom parar e reflectir em cada uma das frases do Pai Nosso, pois na maioria das vezes apenas lemos / dizemos, quando o mais importante seria reflectir...
Estou disponível para aceitar toda a vontade do Pai?
Entrego-me totalmente ás obras que o Senhor me pede que realize?
.
Para todos um final de dia e de semana muito feliz.
Frei Luís

2 comentários:

  1. Sim Frei Luis. Concordo inteiramente com as observações feitas em relação à reza-meditação do Pai Nosso.Medito-o habitualmente.É tão difícil dizer"seja feita a Tua vontade" quando essa vontade parece não estar em sintonia com a nossa e nos faz doer! Que o Senhor nos ajude a aceitar amorosamente a Sua vontade.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Frei Luís. Olá, caros irmãos noviços. Olá caros bloguistas.
    Estive ausente uma semana, ao serviço das Irmãs Clarissas, ajudando no seu Retiro Anual. Lá não tinha computador, porque preferi descansar dele... Agora, que cheguei, é com alegria que vejo o vosso trabalho continuado no nosso Blog. Só desejo que ele chegue a muitos amigos para aproveitarem a riqueza espiritual que aqui é partilhada.
    Sobre o Pai Nosso... Como São Francisco o rezava? Acredito que muitas vezes parava só na palavra "PAI" e a sxaboreava com a doçura do seu coração, dando e recebendo carinho... É um acto de fé profunda pronunciar esta palavra:Pai!
    Paz e Bem.

    ResponderEliminar