segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Servindo o Senhor

"Todos os irmãos que são constituídos Ministros e servos dos outros irmãos, distribuam estes pelas Províncias e pelos lugares da sua jurisdição e com frequência os visitem espiritualmente e os animem e exortem.
E todos os outros meus benditos irmãos com diligência lhes obedeçam em tudo o que respeita à salvação da alma e não vai contra a nossa vida." 1ª Regra 4, 2-3
Damos a conhecer aos nossos queridos leitores do nosso blog a notícia mais influente ocorrida no dia de ontem. Durante a celebração da Eucaristia das dez horas, no Convento de Varatojo, presidida pelo Ministro Províncial Frei Vitor Melícias, tomou posse o novo Guardião da Fraternidade, Frei José Maciel da Costa e Silva. Presente também esteve o Guardião cessante, Frei António Marques de Castro, que no momento após a Acção de Graças dirigiu uma palavra emocionada à assembleia, agradecendo a colaboração e o apoio da Fraternidade durante o exercício do seu mandato. O novo Guardião também dirigiu uma palavra de estímulo para o cumprimento com êxito do seu mandato agora iniciado.

Frei José Maciel da Costa e Silva é natural da Freguesia de Carvoeiro, concelho e Distrito de Viana do Castelo. Nascido em 1937, entrou no Colégio Seráfico de Montariol, e tomou o hábito dos Irmãos Menores em 1952, tendo feito a sua primeira Profissão no ano seguinte. Professou solenemente em 1958 e foi ordenado sacerdote em 1960. Tendo concluído os seus estudos em Roma, partiu para Moçambique, onde esteve ao serviço daquele povo e da Igreja durante quarenta e três anos. Regressado a Portugal à ano e meio, esteve durante este tempo a pertencer à Fraternidade de São Francisco, em Faro. É agora empossado Guardião da Fraternidade de Varatojo. Deus o abençoe neste novo serviço que realiza ao serviço dos Irmãos.
Frei Isidro João


1 comentário:

  1. Benvindo, Frei José Maciel. É sempre grande alegria receber novos irmãos, pois eles são dom de Deus e, por isso, motivo de grande festa para nós. Vens como irmão menor servir os irmãos menores desta Fraternidade de Varatojo... Os irmãos Noiços acolhem-te com alegria e agradecem a Deus a possibilidade de partilharem do Dom que és em Deus durante alguns dias, os últimos do seu ano de Noviciado. Notamos a tua proximidade e simplicidade. Um testemunho bem franciscano que levaremos na memória e deixamos para os futuros membros desta Fraternidade, particularmente para os nossos continuadores, os futuros noviços. Saúde e Paz, Irmão Maciel. Benvindo! Obrigado pela disponibilidade em aceitar este serviço. Estamos contigo. Paz e Bem!

    ResponderEliminar