quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Juntos pela PAZ 25 Anos do Espirito de Assis!

No dia 27 de outubro celebra-se em todo o mundo o Espírito de Assis que neste ano completa 25 anos. Neste momento significativo recordaremos a atitude de diálogo fundamental do papa João Paulo II, quando nesse dia, do ano 1986, convidou líderes de diferentes Religiões e Credos para rezarem juntos na Igrejinha da Porciúncula em Assis, a favor da Paz! Assim, todos nós podemos juntos nos reunirmos na celebração do diálogo inter-religioso, nas diferentes fraternidades e de diversos meios se faça celebrar a paz e a vida entre os povos e as religiões. Que essa atitude de diálogo fraterno pela Paz nos envolva de forma pessoal e comunitária e que em nossos grupos, pastorais, comunidades onde celebramos, paróquias ou movimentos onde atuamos façamos uma "memória celebrativa" e "jubilar". O Diálogo em favor da Paz é algo de que a sociedade "geme em dores de parto". Nós franciscanos a exemplo do nosso Pai Seráfico somos convidados a sermos os pioneiros na promoção da Paz e do Bem a todos os homens, culturas e povos. vamos comemorar o 25º aniversário do primeiro encontro do Espírito de Assis. Essa comemoração será realizada nos locais originais, na cidade de Assis. Uma mensagem de paz é tão necessária hoje quanto era há 25 anos atrás, juntamente com um compromisso concreto de construção da paz em nosso mundo. Como Bento XVI afirmou há cinco anos atrás, o mundo mudou desde a primeira comemoração. Às religiões não é pedido apenas o diálogo, mas sim que esse diálogo possa alcançar a todas as pessoas, sejam elas crentes ou não. Mais ainda, estamos sendo desafiados a ir para além da humanidade, porque a violência está chegando também à criação de Deus. Há uma consciência crescente em todas as tradições religiosas que o respeito e as relações pacíficas devem ser cultivadas entre todas as pessoas e, da mesma forma, entre as pessoas e todas as criaturas. Seremos fortalecidos se nos unirmos no Espírito de Assis e rezarmos, como nossas respectivas tradições religiosas nos ensinam, para que nos comprometamos com ações concretas que nos permitam enfrentar as ameaças à paz e ao meio ambiente em nosso mundo hoje.
A Paz não é ausência de Guerra e sim de Deus no coração do Homem de Nosso tempo. Um novo Mundo é Possível, sonhemos juntos pela Paz e sejamos antes de tudo Construtores da Paz! Frei Lenivaldo Carvalho, ofm

2 comentários:

  1. Neste dia memorável - 27 de Outubro de 2011, completa-se um quarto de século sobre a existência no mundo de mais um gesto evangélico (e por isso franciscano), anualmente repetido nesta data, que ganhou rapidamente o nome de «ESPÍRITO DE ASSIS». Junto dos restos mortais do «Homem da Paz» (frente à Basílica de São Francisco, em Assis) o Papa João Paulo II realizou corajosamente o gesto profético de unir todas as mãos e corações do mundo crente e juntos rezarem ao Deus da Paz que acompanhe o seu Povo na Paz.
    Em 2011 é já Bento XVI que o reliza e junto à Basílica de Nossa Senhora dos Anjos, também em Assis, local sagrado onde, nas mãos puras e santas da Senhora dos Anjos, nasceu a Família Franciscana há oito séculos.
    Tudo é obra do Espírito de Deus presente no nosso mundo. Deus seja louvado.
    Os irmãos Noviços Ofm do Convento de Varatojo e sua Fraternidade Franciscana comungam profundamente do louvor e prece que este dia propõe ao mundo inteiro.
    Parabéns aos Irmão que colocou no Blog este testemunho.
    PAZ e BEM ao NOSSO MUNDO!
    Com Francisco de Assis um mundo NOVO!
    Frei Armindo

    ResponderEliminar
  2. «Espírito de Assis, Arco-Iris de Paz»
    A Esperança renasce, em verdadeiro arco-iris, sempre que os homens se encontram e rezam juntos.
    Deus abençoe os pacíficos, em especial os que participaram nestes encontros há 25 anos.
    Frei Armindo

    ResponderEliminar