segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Mãe de Guadalupe Senhora dos Povos Ameríndios!



"No ano de 1531, Deus olhou por seus filhos sofridos da América latina, aquela que ouviu as boas novas do Anjo Gabriel, l foi enviada por Deus para bem dizer as boas novas aos seus filhos do continente latino-americano."

O escolhido como intermediário da virgem foi um humilde índio chamado Juan Diego.
Nossa Mãe poderia ter aparecido diretamente ao bispo para expressar seu desejo de construção de um templo em sua homenagem, mas Maria escolheu um pobre índio como mensageiro, para demonstrar o seu amor aqueles que sofrem pela exclusão por serem tidos como inferiores diante de outros povos ou grupos sociais.
A Virgem de Guadalupe, patrona da América Latina, apareceu ao índio, na Cidade do México. Neste período, o México sofria com árdua opressão dos espanhóis, que exploravam suas terras e seu povo. Nossa Senhora, sempre em oposição às injustiças, colocou-se junto ao seu povo sofrido como sinal de Esperança e Libertação da parte de Deus.

Em 1704 o Papa Bento XIV confirmou o patrocínio da Virgem de Guadalupe sobre toda a Nova Espanha (do Arizona à costa Rica) e concedeu a primeira Missa e Ofício próprios. Porto rico proclamou-a Padroeira em 1758. Em 12 de Outubro de 1892 houve coroação pontifícia da imagem, concedida por Leão XIII, que no ano interior aprovara um novo Ofício próprio.

Em 1910 São Pio X proclamou-a Padroeira da América Latina; em 1935 Pio XI designou-a Padroeira das Ilhas Filipinas e, em 1945, Pio XII deu-lhe o título de "Imperatriz da América".A aparição da Virgem de Guadalupe a são Juan Diego foi muito importante para a evangelização dos povos da América Latina. E para mostrar o amor de Deus pelo seu povo.

A Mãe do povo de Deus também se tornou Mãe do povo Latino americano. Ao falar da Virgem Guadalupana assim expressou o Papa Bento XVI “Nela tudo é milagroso: uma Imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros; uma Imagem estampada numa tela tão rala que, através dele, pode-se enxerga o povo e a nave da Igreja tão facilmente como através de um filó; uma Imagem em nada deteriorada, nem no seu supremo encanto, nem no brilho de suas cores, pelas emanações do lago vizinho que, todavia, corroem a prata, o ouro e o bronze… Deus não agiu assim com nenhuma outra nação.” (Papa Bento XIV)

“Mãe do céu morena, Senhora do América Latina, de olhar e caridade tão divina, de cor igual à cor de tantas raças. Virgem tão serena, Senhora destes povos tão sofridos, patrona dos pequenos e oprimidos, derramai sobre nós as vossas graças. Derramai sobre os jovens vossa luz. Aos pobres vinde mostrar o teu Jesus. Ao Mundo inteiro trazei o teu amor de Mãe. Ensinai a quem tem tudo partilhar. Ensine a quem tem pouco a não cansar, e fazei o nosso povo caminhar em paz. Derramai a esperança sobre nós. Ensinai o povo a não calar a voz. Despertai o coração de quem não acordou. Ensine que a justiça é condição de construir um Mundo mais irmão. E fazei o nosso povo conhecer Jesus”. “Ave Maria de Guadalupe, Estrela da Evangelização. Fazei que o anúncio do Evangelho se torne carne no coração do nosso povo. Renovai a esperança libertadora dos pobres. Ensinai ricos, sábios e poderosos a partilhar com seus irmãos. Intercedei junto do Pai, para que, por Jesus e no Espírito Santo, índios, brancos e negros vivam a Boa Nova da Comunhão e participação na grande fraternidade dos filhos de Deus, nesta terra e na glória do céu. Amém.


Frei Lenivaldo Carvalho, OFM ( Latino americano)

1 comentário:

  1. Oi! Frei Leni. Um pouco das muitas histórias que há pelo mundo sobre a devoção à Mae do Redentor.
    "Nela tudo é milagroso", como diz o Papa.
    Os povos de todo o mundo, em especial os mais simples...como, no caso os de Guadalupe e, em geral, os mexicanos, descobrem na Virgem Mãe de Deus uma forte atracção. Também a nossa Europa tem forte tradição mariana.
    Confiamos que não vai morrer.
    Ela está ao lado dos pequeninos...
    Obrigado por esta partilha.
    Feliz Novo ano!
    Paz e Bem! Frei Armindo

    ResponderEliminar