quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Dia Mundial da Vida Consagrada




A Igreja celebra hoje, 2 de fevereiro, a Festa da Apresentação de Jesus no Templo e, por inspiração desta celebração, é comemorado também o Dia Mundial da Vida Consagrada, proclamado pelo papa João Paulo II, em 1997.A liturgia celebra a experiência de Maria, que, em obediência à lei, foi ao Templo passados 40 dias do nascimento de Jesus, para apresentá-lo ao Pai e cumprir o rito da própria purificação.

A festa da Apresentação de Jesus no Templo é o momento em que “se manifesta a consagração de Jesus a Deus Pai”. Sobre esta Festa e o Dia Mundial da Vida Consagrada, o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica o cardeal Brasileiro, dom João Braz de Aviz, falou em entrevista a radio Vaticano.

Segundo dom João, os consagrados são aqueles que, tendo entendido um olhar especial do Senhor, dizem um ‘sim’ a Ele. “Os consagrados sabem que muitas vezes passam por estradas de portas estreitas, lugares difíceis, mas sentem o chamado como um apelo forte de amor, e como descobriram que Deus os ama intensamente, na Igreja, ao lado de todas as outras vocações, eles, consagrados ao senhor, procuram ser sinal de luz que Deus é para todos os povos”, disse.

O Dia Mundial da Vida Consagrada foi estabelecido após a Exortação Apostólica Pós-sinodal “Vita consecrata”, assinada por João Paulo II, em 25 de Março de 1996. O documento reflete sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo.“Ao longo dos séculos nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração 'indiviso' (1 Co 7, 34)”, recordava João Paulo II na introdução de “Vita consecrata”.

Viva a Vida Consagrada no Coração da Evangelização!

Frei Lenivaldo Carvalho,OFM

2 comentários:

  1. A Vida Consagrada é Dom muito particular de Cristo à Sua Igreja. Os consagrados, homens e mulheres de todas as etnias, culturas, raças, idades... são especialmente amados por Cristo, na medida em que, como Ele, entregam, por amor, as suas vidas para que o mundo tenha vida em abundância. É só do coração de Deus que pode sair esta maravilhosa dádiva à Sua Santa Igreja. Os consagrados são o «Coração da Igreja», coração que não pode parar, mas que, sempre activo, torna a Igreja salvação permanente para todos os povos.DEUS SEJA BENDITO PELOS SEUS CONSAGRADOS!

    ResponderEliminar
  2. Como monja Concepcionista Franciscana sinto o olhar de Jesus em minha vida,ele me chamou pelo nome Sinto-me plenamente feliz e realizada na minha vocação."Deus é a minha Rocha e a minha fortaleza"

    ResponderEliminar